terça-feira, 29 de março de 2011

Você é o que come! | O que você tem comido?

3 comentários:

  1. Concordo! é verdade!.. e quanto a nossa alimentação material será que estamos agindo corretamente com a palavra de Deus?
    vejam este vídeo:

    http://www.youtube.com/watch?v=iVTCmIlsHPE&feature=player_embedded

    Após o dilúvio na época de Noé, Deus deu a humanidade permissão para comer carne Gênesis 9:2-3.

    Apesar disso, não tem nada errado um cristão ser vegetariano. A Bíblia não nos ordena comer carne.

    Não considero pecado comer carne quando se faz necessário numa situação emergencial , mas apoiar o abate só pra satisfazer o paladar ou apetite é uma crueldade e causa muito sofrimento aos animais, e ser cruel é pecado.

    “O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas as afeições dos ímpios são cruéis”
    .Provérbios 12:10

    “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.” I Coríntios 10:31

    ResponderExcluir
  2. Romanos 14:2-3 nos diz: “Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou.”

    Eu, particularmente, acho muito interessante e entusiasta a prática do vegetarianismo. Requer, além de uma regrada reposição do triângulo alimentar base, um autocontrole e determinação invejável. Mas para por aqui.

    Comer carne não é um ato necessário apenas em casos emergenciais, muito mesmo pecado. Como bendito, após o dilúvio Deus deu a permissão para o homem comer carne (Gênesis 9:2-3), ainda muito bem reafirmado a Pedro (Atos 10:10-15), pois ele se abstinha de certo tipos de alimento. A ordem foi: mate e coma (vs. 13).

    Na bíblia Paulo nos exorta a sermos imitadores de Cristo (1Co 11:1). Cristo, com certeza mais que absoluta, não era vegetariano. Vemos que Ele mesmo comeu peixe (Lucas 24:42-43) e carneiro (Lucas 22:8-15). E como não bastasse por duas vezes alimentou a multidão com pão e peixe em milagres de multiplicação. Para que não ficasse nenhuma dúvida sobre o que comer ou não, Jesus conclui que nada é impuro ou impróprio para se alimentar (Marcos 7:19).

    O abate dos animais para alimentação em hipótese alguma é pecado, crime ou um ato de crueldade (Atos 10:13). O animas foram criados por Deus e dado sob domínio do homem (Gênesis 1:26). Aqueles que agem de forma indigna “Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal.” (Eclesiastes 12:14).

    Matar um animal e comer da sua carne é um ato natural e dado por Deus. Não é errado, imoral, tão pouco pecado; “... Aquele que come carne, come para o Senhor, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém, para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.” (Romanos 14:6).

    “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” I Coríntios 10:31.

    Texto extraído da Nova Versão Internacional

    Diego Mota
    @mota_diego

    ResponderExcluir
  3. seguem meus comentários em duas partes:

    Num é fácil ser vegetariano!!!

    Já que o assunto chegou a questão bíblica, vou tentar juntar minhas ideias. Lá vai:

    Primeiro vou comentar as palavras dos meus queridos irmãos!!! Acredito que em ambos os casos, é necessário ter uma visão ampla da maioria das passagens citadas, já que fazem menção a questões da época e não vejo como utilizarmos como regra. Acredito que ambos já ouviram tal argumento, mas sei que as vezes acabamos deixando de levar isso em conta, como entendo que aconteceu nos versículos: Gn 9.2 e 3 / Rm 14 2 e 3 / At 10.13 / Mc 7.19.

    Indo atrás de princípios bíblicos, que caracterizam o caráter de Deus, vejo a nossa responsabilidade em cuidar da Terra, dos animais e das pessoas. Acredito que nós três acreditamos nisso indiscutivelmente, certo!? (quanto aos animais, isso se refere apenas a “não maltratá-los”, sendo que matar para comer não é mau trato) Vamos em frente...

    O simples ato de comer carne não é pecado, nem mesmo matar um animal para se alimentar dele. Mas a coisa não é simples, precisamos analisar tudo o que rodeia isso. E hoje, precisamos analisar qual carne estamos comendo.

    - Maltrato de animais
    Para cada 10 frangos, 5 pintinhos foram mortos por sufocamento, canibalismo, fome ou esmagamento proveniente da ação do homem.
    Segue link do filme A Carne é Fraca, onde mostra como são selecionados os pintinhos:
    http://www.youtube.com/watch?v=IKIBmppiIvM
    (poderia aqui falar maus tratos de porcos, bois, carneiros, já que grande parte sofre em algum momento das criações de larga escala. Porém, temos que ter em mente que nem todos são assim, mas a maioria, com certeza é)

    - Escravidão humana
    É pecado comprar uma carne produzida em uma fazenda de mão de obra escrava? Segue matéria de 2009 em que faz duas afirmações:
    1ª - 50% do trabalho escravo do Brasil é na Amazônia;
    2ª – Todos os casos de escravidão da Amazônia provêm da criação de gado.
    http://eptv.globo.com/terradagente/NOT,0,0,284201,Mais+de+50+do+trabalho+escravo+esta+na+Amazonia.aspx

    - Natureza
    50% dos gases de efeito estufa (maior causador de aquecimento do planeta, derretendo os icebergs) produzidos pelo Brasil provem da criação bovina. Além disso, a maioria absoluta do desmatamento da Amazônia e do Cerrado são destinados a criação bovina. Segue link com os dados:
    http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1410629-5603,00-SO+ARROTO+DE+BOI+EQUIVALE+A+DOS+GASESESTUFA+POR+DESMATE+NO+CERRADO.html

    - Fome mundial
    Para se produzir 1kg de carne são necessários 4 kg de milho. A safra 2008 de milho, de 58,9 milhões de toneladas teve a maior parte (mais de 60%) consumida pelo gado para engorda rápida. Isso agrega valor ao milho, diminuindo a oferta, elevando o preço e piorando o cenário da fome mundial, que atualmente tem uma morte a cada 5 minutos.
    http://vegetarianismoporamor.blogspot.com/2010/01/consumo-de-carne-e-responsavel-pela.html

    Todos aqueles versículos que listei acima (Gn 9.2 e 3 ...), são sobre momentos específicos, com ocasiões específicas. Cabe a nós julgarmos o contexto atual por meio dos princípios bíblicos, que nos oferecem o caráter de Deus.

    Sobre o momento atual, sabemos que não necessitamos de carne para sermos saudáveis, pelo contrário. Sabemos também tudo o que envolve a criação em grande escala de animais para abate.

    Cada um pode tirar a sua conclusão sobre o assunto. Realmente não é fácil mudar de hábito, mas todos podem. Eu amava um rodízio, principalmente aqueles de beira de estrada...

    ResponderExcluir

Não esqueça de seguir o perfil do Radicais no twitter, @radicalizando.