Profissão & Bíblia

Para quem quer descobrir quem inventou o trabalho...

A muito tempo que acho importante aproximar o jovem da igreja ao mercado de trabalho, me lembro que levava os adolescentes para o Antigo CAMP (Circulo de Amigos do Menor Patruleiro que hoje se chama NURAP),para que eles pudessem ter a oportunidade de conseguir seu primeiro emprego. Temos uma tendência de separar a vida profissional da vida espiritual, como se fôssemos duas pessoas diferentes.

A igreja deve ser um lugar de crescimento em todos os sentidos, a Bíblia está repleta de experiências profissionais de grandes homens e mulheres de Deus. É comum criarmos um mundo a parte quando lemos a Bíblia, é certo que era outra época, mas o sentimento que um novato sentia naquela época é igual ao de hoje, e sempre fico tentando sentir o que o personagem bíblico sentiu naquela época, claro contextualizando sempre.

Este será o tema central desta coluna, sempre que você ler alguma coisa aqui, leia desta forma, se coloque no lugar da pessoa na história, se imagine preso injustamente e tente imaginar qual deveria ser sua atitude ali, para que o carcereiro o coloque como responsável pelos outros presos, ou imagine-se adolescente assumindo a responsabilidade de um reino, com isso você vai perceber que Davi, José do Egito, Paulo de Tarso e até Jesus foram Jovens e Adolescentes, que além de terem espinhas e mudança de voz, também tiveram questões em sua vida profissional, dilemas e conflitos interiores. O povo da Bíblia era gente como a gente, e não são personagens de um mundo imaginário e fictício.

Já ouviram a expressão: “Quero pegar quem inventou o trabalho e encher de porrada”. Pois é quem inventou o trabalho foi Deus, e não foi um castigo por causa do pecado, pois antes da queda de Adão, Deus já havia dado trabalho para ele, imagine dar nomes a todos os animais haja criatividade, pensamos que Deus dizia qual era o nome que ele deveria dar a cada animal, agora veja, e assim que Deus faz conosco nos dias de hoje ? Claro que não, com Adão não foi diferente, ele trabalhou pra valer, trabalhou tanto que acabou deixando a mulher sozinha e deu no que deu né ? veja que uma história que está narrada antes da queda do homem tem aplicação aos nossos dias. Trabalho é vida, saiba que se você ganhar na Mega Sena, por mais
que você ache que não, você vai trabalhar, porque faz parte da nossa motivação, e espero neste pequeno espaço, abrir um local para discussão, troca de idéias...

Enfim vamos viajar nestas histórias que ocorreram a tantos anos e ainda são tão presentes em nosso dia a dia.

A partir da próxima quarta-feira toda semana irei postar algum artigo relacionado ao mundo profissional do jovem cristão a luz de situações bíblicas. Conto com vocês !















Milton Roberto
Formado em Comunicação Social ( Publicidade e Propaganda)
Líder do Ministério Infantil da Congregação Batista em Jd Batista
Assistente de Produção da Rede São Paulo Saúdavel de Televisão da Secretaria Municipal de Saúde


Um comentário:

Não esqueça de seguir o perfil do Radicais no twitter, @radicalizando.