Disse Moisés ao Senhor: "Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’.
Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo".
Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso".
Então Moisés lhe declarou: "Se não fores conosco não nos envies.
Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares?
Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? "
O Senhor disse a Moisés: "Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome".
Então disse Moisés: "Peço-te que me mostres a tua glória".
E Deus respondeu: "Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".
E acrescentou: "Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo".
E prosseguiu o Senhor: "Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha.
Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar.
Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver".
Exôdo 33 12-23
O Petulante Moisés
Moisés sempre foi uma cara de peito. Alguém que encarou na real o ministério que Deus tinha dado a ele. Depois que ele criou coragem para enfrentar o faraó; tirar o povo do Egito; atravessar o mar vermelho; e peregrinar no deserto; ele teve mais um momento especial com Deus.
Ele, Moisés, precisava ter uma aproximação maior com o Criador, para que pudesse continuar sua missão - e como eu disse: ele tem peito! - pediu para ver a glória de Deus. (Vê se pode, um mano que se julgava gago e falava pior que muita gente por aí, tava pedindo para ver a cara do nosso Senhor). Então, Deus permitiu que por uma brecha na rocha que ele vê-se apenas uma parte da sua glória e ainda de costa, pois caso contrário era 'caixão e vela preta' para o Momo.
Integridade de Moisés
Em um episódio anterior Deus tinha se revelado através da sarça em chamas, lá no deserto mesmo, e orientou a Moisés: "Tire a sandália dos seu pés, pois o lugar que está é Santo".
Agora pare e pensa: aquela galera toda no deserto de papéte de couro (antiga franciscana), naquele deserto com um Sol ‘dos infa’ e sem cortador de unha na mochila de utilidades, pensou?! Então, os pés era algo muito, mas muito, sujo, por isso o pedido de Deus para que tirasse as sandálias. Ele não co-habita com sujeira.
Este ato de tirar é sandálias é justamente o que precisamos fazer para chegarmos perto do Senhor e ouvir a sua voz. O lance é a santificação, tirar o que é sujo para o que é limpo poder entrar. Ninguém pega um prato sujo para colocar comida, nem Deus uma vida suja para derramar sua Glória. E é isso que devemos fazer: limpar nossa vida para poder estar no lugar que é santo e ver a glória do Senhor.
Entendo a graça pela Lei.
Jesus mesmo disse que não veio aqui para acabar com a Lei e sim para cumpri-la e nisto trouxe a sua Graça em forma de amor e nos incentiva a isso , 'amar a Deus acima de todas as coisas e nosso próximo como a nós mesmos', para que assim possamos cumprir a vontade do Pai. Nos tempos de Moisés, lei, o acesso a Deus era bem mais difícil, pois ele era o porta-voz para a nação separada e o único que falava com Deus, e para isso ele tinha uma dedicação tremenda em manter sua vida espiritual muito bem limpinha e arrumada, senão iria 'juntar os pés' no primeiro encontro com o Todo Poderoso, e haja ovelhinha para sacrifícios pelos pecados.
Hoje em dia, a gente parece esquecer que esse mesmo Deus de Moisés é o que reina em nosso tempo e continua com sua mesma justiça. O sacrifício de Cristo, o cordeiro santo, não é uma muleta para os nossos pecados e sim a chave principal para nossa remissão. Temos que buscar a mesma santidade que Moisés e os sarcedotes tinham. E olha que nem precisa da carnificina com as ovelhinhas, até porque o GreenPeace cairia em cima dos crentes pela matança em série.
Eaê, o que isso muda?!
Lembra de um casal que queria dar um migué em Deus, Ananias e Safira, eles, muito espertos, achavam que poderia dar uma enganadinha em Deus e sair ilesos, numa boa. Veja lá em Atos 5. Eles simplesmente caíram e morreram, um por vez. O Deus da graça é mesmo Deus da lei.
Tem muita gente aí que acha que pode fazer as coisas de Deus sem buscar a santidade primeiro, Cuidado meu querido, talvez você não caia e morra igual ao casal aí, mas isso será lembrado por Deus. Você pode até brincar de ser crente, mas Deus não brinca de ser justo. “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” 1 Tl 4:7.
Sabe de uma coisa, nosso Senhor tem um cuidado especial conosco, um carinho de Pai, preste atenção neste trecho "Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome". Dois detalhes, primeiro, Deus te conhece pelo seu nome, você é único e pessoal pra Deus, Ele não te trata como mais um na multidão e sim como parte exclusiva do seu reino. Segundo, Ele realiza o desejo do seu coração quando o temos agradado.
Frase bonita
Ninguém pega um prato sujo para colocar comida, nem Deus uma vida suja para derramar sua Glória.
(tradução: Nova Versão Internacional)
Um abraço,
@mota_diego
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não esqueça de seguir o perfil do Radicais no twitter, @radicalizando.